Pular para o conteúdo principal

A PRÁXIS DOCENTE-MÚSICO NO CONSERVATÓRIO MUNICIPAL DE MÚSICA DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BA: APROPRIAÇÕES DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA INICIAÇÃO MUSICAL

Resumo: presente artigo tem como objetivo identificar as tendências pedagógicas presentes no ensino de música frente aos relatos proferidos pelos professores do Conservatório Municipal de Música de Vitória da Conquista - BA, através de uma pesquisa de campo com roteiro semiestruturado de entrevista. Para tanto, apresentaremos as tendências pedagógicas como um todo, elucidando as principais apropriações para o no ensino de Música, com base nos estudos Libâneo (1990), junto à Rego (2013) que nos foi essencial no momento da análise das entrevistas. Por fim, apesar de identificarmos que o pensamento tradicional ainda tem força na relação entre docência-ensino de música-currículo, percebemos nas narrativas dos entrevistados seu comprometimento com uma práxis dinâmica que não se isola de sua realidade material, similar a defesa Sócio-Histórica. Compreendemos ainda que, diferente da iniciação música da educação básica, o arte-educar do CMM se destaca devido a amplitude da vivência musical dos agentes envolvidos, o que proporciona uma total imersão na música. Nesse contexto, ainda que no CMM ocorra mais uma iniciação musical, conforme ecoou nas narrativas dos docentes-música, possivelmente por se tratar de uma instituição pública com cursos de curta duração se comparado a outros conservatórios, há uma aprendizagem significativa. Sendo assim, levar essa imersão para o todo curricular da educação básica pode ser uma alternativa de (re)significar o ensino de música.

Palavras-Chave: Conservatório Municipal de Música; Ensino de Música; Iniciação Musical; Psicologia da Educação; Tendências Pedagógicas.

Autoria: Gabriel Silva Santos, Yasmim Ribeiro de Souza e Brenda Luara dos Santos de Souza

Saiu a publicação desse belíssimo trabalho escrito pelo Gabriel Silva e A Yasmim. O texto se trata de um resultado de estudos iniciado na disciplina Psicologia da Educação II que regi no curso de licenciatura em física. Sempre proponho aos meu discentes de licenciatura sobre a importância de se conhecer a educação fora escola. O presente texto foi especial, particularmente por me proporcionar recordar as minha vivencias no Conservatório Municipal de Música enquanto discente de violão clássico que, embora eu não tenha concluído, as experiências engendradas nesses espaço teve um papel basilar no meu eu presente. Já Gabriel escreve do seu lugar de egresso da instituição e a Yasmin como discente ainda em curso.


SANTOS, Gabriel Silva; SOUZA, Yasmim Ribeiro de; SOUZA, Brenda Luara dos Santos de. A PRÁXIS DOCENTE-MÚSICO NO CONSERVATÓRIO MUNICIPAL DE MÚSICA DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BA: APROPRIAÇÕES DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA INICIAÇÃO MUSICAL. Revista Científica/FAP, [S.l.], nov. 2021. ISSN 1980-5071. Disponível em: <http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/4315>. Acesso em: 22 Nov. 2021.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação em Tela: Episódio 1 - Educação, interação e pandemia

 

Orientação profissional em uma perspectiva fenomenológica-existencial

Autoconhecimento e tentativas: como escolher sua futura profissão? "Para qualquer escolha importante a ser tomada na vida, o autoconhecimento é fundamental e esse processo vem de vivências individuais e sociais. Segundo a psicóloga, devemos nos lembrar que estamos em constante evolução e, “às vezes, a gente só se conhece quando somos colocados em cheque”, declara. Pode ocorrer de o indivíduo ter certeza que gosta e quer determinado curso e, no momento em que estiver cursando, descobrir que não gostava tanto assim. É preciso estar atento ao que faz sentido no momento e que, se em alguma parte do caminho isso não fizer mais sentido, não representa o fim do mundo. Experimentar também faz parte do processo e “só o entrar na Universidade já muda a gente”, declara Souza." Trechinho de uma artigo produzido pelas discentes do curso de Jornalismo da UESB, Beatriz Oliveira e Leiane Oliveira a partir de uma entrevista feita comigo. Adorei a experiência, a condução e o resultado da entr