A PRÁXIS DOCENTE-MÚSICO NO CONSERVATÓRIO MUNICIPAL DE MÚSICA DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BA: APROPRIAÇÕES DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA INICIAÇÃO MUSICAL
Resumo: o presente artigo tem como objetivo identificar as tendências pedagógicas presentes no ensino de música frente aos relatos proferidos pelos professores do Conservatório Municipal de Música de Vitória da Conquista - BA, através de uma pesquisa de campo com roteiro semiestruturado de entrevista. Para tanto, apresentaremos as tendências pedagógicas como um todo, elucidando as principais apropriações para o no ensino de Música, com base nos estudos Libâneo (1990), junto à Rego (2013) que nos foi essencial no momento da análise das entrevistas. Por fim, apesar de identificarmos que o pensamento tradicional ainda tem força na relação entre docência-ensino de música-currículo, percebemos nas narrativas dos entrevistados seu comprometimento com uma práxis dinâmica que não se isola de sua realidade material, similar a defesa Sócio-Histórica. Compreendemos ainda que, diferente da iniciação música da educação básica, o arte-educar do CMM se destaca devido a amplitude da v...
Comentários
Postar um comentário